O Concelho do Alandroal é servido por quatro sistemas, (ZA1 Alandroal, ZA2 Juromenha, ZA3 Santiago Maior, ZA5 Malhada Alta), que distribui diariamente um volume médio de 1118 m3/dia. O Concelho é servido por 5 captações no “Sistema em Alta” (Algares de Santo António e Morenas), e 8 captações no “Sistema em Baixa” (em funcionamento); possui uma capacidade de armazenamento/reserva de 1.600m3, servindo ao todo 16 redes de abastecimento de água.
A Câmara Municipal segue um Plano de Amostragem para controlo da qualidade da água para consumo humano, que submete anualmente à aprovação da Entidade Regulador de Águas e Resíduos (ERSAR), com base no disposto artigo 14.º do Decreto Lei 306/2007, de 27 de Agosto.
As recolhas de amostras e análise dos parâmetros regulamentares, Controle de Rotina CR1, CR2, e Controle de inspeção CI são realizadas por entidade externa ao Município (laboratório particular acreditado pelo ERSAR), sendo que todas as determinações são realizadas no cumprimento das disposições constantes na lei, nomeadamente no que se refere aos parâmetros, frequências de amostragem e analise, e métodos analíticos.
As análises periódicas da água para consumo humano são divulgadas trimestralmente, através de Editais afixados na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
Sempre que ocorre um incumprimento num parâmetro analisado, a Entidade Gestora (neste caso a Câmara Municipal), informa dentro dos prazos estipulados, as Entidades Competentes, para que se pronunciem sobre os procedimentos a tomar. A Entidade Gestora deve apurar as causas do incumprimento e proceder as medidas corretivas com vista à sua regularização.
Os resultados anuais das análises efetuadas (de acordo com o Plano de Amostragem, são submetidos à entidade reguladora ERSAR, para comunicação dos resultados a nível Nacional e à Comunidade Europeia, sendo essa informação ainda integrada no Relatório Anual do Sector de Aguas e Resíduos em Portugal (RASARP).