04 novembro 2019

Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária do Concelho de Alandroal - 2ª Fase

Operação aprovada e financiada pelo Alentejo 2020

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Designação do projeto | Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária do Concelho de Alandroal - 2ª Fase

Código do projeto | ALT20-07-1406-FEDER-000043

Objetivo principal| Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono

Região de intervenção | Alandroal - Alentejo

Entidade beneficiária | Municipio de Alandroal

Data de aprovação | 07-03-2019

Data de início | 01-02-2019

Data de conclusão | 30-04-2020

Custo total | 598.669,06€

Custo total elegível | 417.972,61€

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 355.276,72€

Apoio financeiro público nacional/regional | 62.695,89€

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A presente operação visa dar continuidade à operação ALT20-07-1406-FEDER-000026 Melhoria da mobilidade e segurança rodoviária do concelho de Alandroal 1.ª fase, aprovada pela Comissão Diretiva do Alentejo 2020 em 26/06/2018. Consiste na concretização de um percurso acessível a ciclistas e peões que permita a ligação entre as intervenções previstas na candidatura da 1.ª fase no cruzamento entre a Rua António José de Almeida e a Rua Combatentes da Grande Guerra e entre esta e três ruas transversais que fazem ligação ao centro da vila e aos principais equipamentos públicos: câmara municipal, finanças, conservatória, segurança social, entre outros.

A intervenção abrange uma vasta zona da vila de Alandroal, interligando-a com a zona central do seu núcleo, a saber:

- Parte da Rua dos Combatentes da Grande Guerra;

- Travessa dos Arcos;

- Rua Dr.º Teófilo Braga;

- Travessa da Fonte.

 

A presente operação "Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária do Concelho de Alandroal – 2ª Fase", será composta por 2 componentes, a saber:

  • Empreitada
  • Fiscalização e Coordenação de Segurança

 

Em suma, com a presente operação "Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária do Concelho de Alandroal – 2ª Fase", que se enquadra num conjunto de mais 2 intervenções ao nível da mobilidade urbana do concelho, pretende-se alcançar entre outros os seguintes objetivos:

  • Criação de cerca de 10 km de redes cicláveis e pedonais no concelho de Alandroal, entre as 3 fases a apresentar, sendo que entre a 1ª fase e a presente totaliza 5,056 km;
  • Promover as deslocações em modos suaves, reforçando o seu papel no sistema de deslocações urbanas;
  • Promover a segurança rodoviária tanto de peões e ciclistas como de terceiros;
  • Redução da sinistralidade rodoviária,
  • Reduzir o trafego rodoviário, nomeadamente nas deslocações de curta distancia;
  • Contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa;
  • Promover a Eficiência energética;
  • Estimular a valorização partilhada de recursos, valorizando os fatores de diferenciação;
  • Otimizar o potencial das infraestruturas e equipamentos, numa perspetiva de rede.
  • Contribuir para a promoção da igualdade social nomeadamente em termos de aumento da inclusão social;
  • Dinamizar o turismo acessível no concelho;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

No âmbito da operação foram definidos os seguintes indicadores:

Indicador de realização

 

INDICADOR

 

BASE 2012

 

META 2023

 

Planos de mobilidade urbana sustentável (n.º)

 

0

 

1

​ 

Indicador de resultado

INDICADORBASE 2012META 2023OBSERVAÇÕES
Emissão estimada dos gases com efeito estufa (Ton co2)1062,881048,33 


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