Designação do projeto | Promoção e Valorização Turística dos Ativos naturais e histórico-culturais do Concelho de Alandroal
Código do projeto | ALT20-08-2114-FEDER-000231
Objetivo principal| Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | Alandroal - Alentejo Entidade beneficiária | Municipio de Alandroal Data de aprovação | 03-03-2020
Data de início | 24-09-2019
Data de conclusão | 31-12-2020
Custo total elegível | 107.010,00€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 90.958,50€
Apoio financeiro público nacional/regional | 16.051,50€
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
A presente operação enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do concelho de Alandroal, onde destacamos o seu vasto património cultural e monumental, em especial os três Castelos que nos caracterizam e, destes, a Fortaleza de Juromenha. A possibilidade da sua recuperação e dinamização social, cultural e turística constitui, do nosso ponto de vista, o melhor exemplo do que deve ser uma política de valorização do património e promoção do turismo ao mesmo tempo que pode contribuir de forma indelével para o revitalizar das dinâmicas sociais de um concelho marcado pelo despovoamento, contribuindo para um harmonioso ordenamento do território.
Esta estratégia de recuperação e valorização do património, ou dos seus grandes ativos naturais, históricos e culturais, deverá ser complementada e acompanhada pela promoção turística dos mesmos assente numa marca própria e de uma sub-região, Alqueva, com cada vez maior relevo a nível nacional e internacional. Estamos profundamente empenhados em promover o desenvolvimento económico deste concelho, numa perspetiva de sustentabilidade económica e social, retirando partido dos recursos endógenos como o património cultural e ambiental. Procuramos, também, a promoção e valorização do concelho tendo em vista a criação de um destino turístico associado a uma oferta de qualidade.
O concelho de Alandroal é um destino que ainda apresenta, comparativamente a outros concelhos da região, uma taxa reduzida de permanência de turistas, muito embora a estratégia do Município de Alandroal e os
projetos que se encontram em curso tenham como objetivo inverter esta tendência ao mesmo tempo que procura incrementar os efeitos e benefícios do turismo no território. Espera-se, assim, que os projetos de valorização do património cultural e natural em curso, para destaque para a consolidação e restauro da Fortaleza de Juromenha, mas também a aposta na fileira do turismo náutico de recreio e desportivo com um elevado nível de "fidelização" e taxa de permanência dos turistas através da concretização de um Centro Náutico em Juromenha e da Valorização da Área de Recreio e Lazer das Azenhas D'El Rei com criação de Praia Fluvial, entre muitos outros; possam contribuir para a consolidação da oferta turística, tendo um duplo efeito na base produtiva regional, traduzindo-se: (i) na melhoria da atratividade da Região (para turistas, visitantes e também, através da geração de amenidades urbanas e ambientais, para a fixação de residentes e profissionais qualificados) e (ii) na criação direta de oportunidades de negócios, esperando-se contributos positivos para o adensamento da cadeia de valor dos produtos touring cultural e paisagístico, gastronomia e vinhos, natureza, através da qualificação, valorização, certificação e promoção dos ativos naturais e histórico- culturais.
Apesar das potencialidades turísticas amplamente reconhecidas ao concelho de Alandroal atendendo, não só, à diversidade dos seus ativos histórico-patrimoniais, histórico-culturais, mas também naturais, não se encontra definida uma estratégia de valorização e promoção turística que permita, em articulação com a Região, a sua consolidação como destino turístico de qualidade.
Direcionamos, assim, esta operação para a elaboração de uma estratégia gráfica de promoção e valorização dos ativos naturais e histórico-culturais do concelho de Alandroal tendo em vista o reforço da sua identidade e consolidação como destino turístico associado a uma oferta de qualidade.
A operação "Promoção e Valorização Turística dos Ativos naturais e histórico-culturais do concelho de Alandroal" encontra-se dividida em 5 componentes correspondentes, a saber:
- Elaboração de Estratégia Gráfica de promoção e valorização dos ativos naturais e histórico culturais do concelho de Alandroal
- Aquisição de Stand Promocional do Municipio de Alandroal
- Aquisição de Filme Promocional do Municipio de Alandroal
- Aquisição de Folhetos e/ou Livro Promocional do Municipio de Alandroal
- Merchandising Promocional
Com a realização da operação o município de Alandroal pretende alcançar, entre outros, os seguintes objetivos:
Objetivos:
- Criar condições para continuar o processo de investimento público e privado no património histórico edificado do concelho de Alandroal, através da sua promoção e valorização turística e enquanto fator de dinamização socioeconómico;
- Criar uma estratégia gráfica unificadora atrativa para o turista através da concretização de um convite real aos visitantes para percorrer o concelho e a região, aumentando o tempo médio de estada;
- Contribuir para a diversificação dos destinos turísticos na região;
· Contribuir para a captação de fluxos turísticos para o território;
- Contribuir para a criação de condições físicas, tecnológicas e humanas necessárias à adequada receção e acolhimento dos visitantes e turistas no concelho e na Região;
- Contribuir para diversificar os destinos turísticos através da criação de novos polos de atração turística, aumentando as possibilidades de visitação oferecidas aos turistas;
- Convidar os visitantes a percorrer a região, aumentando o tempo médio de estada na NUT III Alentejo Central;
- Criar condições para a promoção de destinos regionais, estimulando a organização e venda de programas por operadores privados locais.
Indicadores de Realização | Unid. | Valor-alvo (2023) | Valor que se propõe atingir | O.06.03.01.C - Aumento do número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural e atrações culturais ou naturais apoiados | Visitantes/Ano | 340.000 | 262 |
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No âmbito da operação foram definidos os seguintes indicadores: Indicador de realização
Indicador de resultado
Indicadores de Resultados | Unid. | Valor que se propõe atingir |
R.06.03.01.E Dormidas em estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos, apartamentos turísticos e outros | N.º | 12.215 |